Aline Fernanda Rossi BirckProdução enxuta: mapeamento de fluxo de valor em uma agroindústria do setor orizícola de Santo Antônio da Patrulha (2014), orientada pelo prof. Dr. Marcelo Silveira Badejo.

 

Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão dos principais conceitos da Produção Enxuta e aplicar o Mapeamento de Fluxo de Valor para melhoria de um processo do sistema de produção da empresa Arrozagro Cerealista, bem como propor o uso de outras ferramentas da Produção Enxuta.

 

 

Bianca Trevizan dos SantosGestão de embalagens retornáveis: estudo de caso em uma revenda autorizada AmBev (2017), orientada pelo prof. Dr. Carlos Honorato Schuch Santos.

 

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de gestão de vasilhames em uma revenda de bebidas autorizada Ambev, a fim de propor ações e atividades para que a empresa atinja seu objetivo de alcançar 50% de seu volume total em vendas com produtos de embalagens retornáveis.

 

 

Camila Nunes da SilvaSimulação computacional da produção de etanol de segunda geração a partir de resíduos de podas de oliveiras (2015), orientada pelo prof. Dr. Edson Cordeiro do Valle.

 

O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar, através de simulações, a possibilidade do uso de resíduos agroindustriais lignocelulósicos para a produção de etanol de segunda geração

 

 

Camila Pereira GrandiniRastreamento do formol na produção de mdf e mdp a partir da madeira (2014), orientada pela profª. Drª. Cristina Benincá.

 

O presente projeto teve por objetivo principal a investigação de todas as etapas de produção de MDF e MDP responsáveis pela emissão de formaldeído e verificar as tecnologias utilizadas pela empresa para controle de emissão deste poluente.

 

 

Cintia Silveira Scheffer LopesEstudo da formulação do doce pé de moça substituindo os componentes lácteos por derivados de soja (2015), orientada pela profª. Drª. Itiara Gonçalves Veiga.

 

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um produto a base de amendoim e condensado de soja, o doce pé de moça, visando suprir um nicho de mercado ainda não explorado pelas indústrias de doces de Santo Antônio da Patrulha/RS.

 

 

Débora Gonçalves CarvalhoEstudo da viabilidade do uso da espectroscopia raman para detecção e monitoramento de carotenoides em polpa de bunchosia glandulífera (2017), orientada pela profª. Drª. Juliana da Silveira Espíndola.

 

Este trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade de aplicação da Espectroscopia Raman, aliada a ferramentas quimiométricas para a análise de dados, para detecção de carotenoides em amostras de polpa da Bunchosia glandulifera.

 

 

Diego da Rocha FagundesAplicação de integração energética em um processo agroindustrial (2016), orientado pela profª. Drª. Juliana da Silveira Espíndola.

 

O presente trabalho consiste na aplicação de metodologias de integração energética em uma planta industrial de defensivos agrícolas. O mesmo tem por objetivo a minimização do consumo de utilidades do processo e, consequentemente, a redução dos custos operacionais e a geração de resíduos.

 

 

Desiriee Caroline Araujo SchultzAspectos e impactos ambientais de efluentes e resíduos de uma indústria petroquímica (2015), orientada pela profª. Drª. Cristina Benincá.

 

O presente trabalho teve como objetivo principal investigar quais os aspectos ambientais, relativos às atividades realizadas na indústria petroquímica, que são responsáveis por gerar algum impacto ambiental.

 

 

Erich Hauke - Gestão da manutenção: um estudo de caso no setor orizícola (2016), orientado pelo prof. Dr. Carlos Honorato Schuch Santos.

 

Esse trabalho tem como objetivo realizar a análise da gestão da manutenção na Demello Alimentos, sendo que na Demello Alimentos vai ser implantado o programa de gestão da manutenção, enquanto a Arroz Demello não possui qualquer tipo de gestão nesse sentido.

 

 

Gabriel Silveira de CamposAvaliação do aproveitamento energético da casca de arroz: um estudo de caso no município de Santo Antônio da Patrulha (2016), orientado pela profª. Drª. Juliana da Silveira Espíndola.

 

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade econômica do aproveitamento energético da casca de arroz para geração termoelétrica no município de Santo Antônio da Patrulha, onde estão localizados 9 engenhos de beneficiamento de arroz de pequeno porte.

 

 

Guilherme de Almeida PintoFerramenta computacional para dimensionamento de colunas de destilação de pratos para misturas binárias (2017), orientado pelo prof. Dr. Roberto de Souza Gomes da Silva.

 

No presente trabalho, foi desenvolvido um algoritmo com uma interface gráfica para o dimensionamento de colunas de destilação de pratos para a separação de misturas binárias, utilizando dois métodos gráficos tradicionais: McCabe-Thiele e Ponchon-Savarit.

 

 

Hortência Maciel de CastilhosAnálise da implantação de “boas práticas de fabricação”: estudo de caso em uma empresa de fertilizantes (2014), orientada pela profª. Drª. Francine Antelo.

 

Este trabalho descreve os principais aspectos e resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa de fertilizantes, com o objetivo de identificar a importância da qualidade no processo produtivo, por meio da implementação das Boas Práticas de Fabricação (BPF’s), como sistema gestão da qualidade.

 

 

Juliane BühlerDesenvolvimento de método para determinação de resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários em água e peixe (2015), orientada pelo prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves.

 

Neste estudo foi desenvolvido um método para a determinação de 7 agrotóxicos e 2 medicamentos veterinários usando microextração em fase líquida com fibra oca (HF-LPME) em água e também foi aplicado QuEChERS para avaliação dos mesmos compostos em filés de traíra (Hoplias malabaricus) com análise em GC/MS.

 

 

Lais Soares dos SantosProjeto de colunas de destilação sujeito a incertezas (2016), orientada pelo prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão.

 

Nesse trabalho investigou-se o impacto da incerteza na síntese de projetos de colunas de destilação, com o objetivo de desenvolver uma metodologia sistemática para o projeto de colunas operacionalmente eficiente, ou seja, capaz de operar ainda que sujeito à incerteza nas variáveis de processo.

 

 

Luane Martins dos SantosOtimização do sistema de fracionamento de uma unidade de processamento de gás natural (2016), orientada pelo prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão.

 

Deseja–se com esse trabalho investigar o processamento de gás natural de uma unidade industrial com o objetivo de aumentar a lucratividade.

 

 

Mariana Dagostin ScardueliAvaliação técnica para instalação de usinas de produção de metanol via gaseificação da casca de arroz no RS (2016), orientada pela profª. Drª. Juliana da Silveira Espíndola.

 

Com o objetivo de buscar uma solução para a destinação da casca do arroz, este trabalho visa desenvolver um projeto preliminar para implantação de plantas regionais de gaseificação e produção de metanol a partir do excedente de casca de arroz no Rio Grande do Sul.

 

 

Matheus SchmatzAnálise numérica de um microtrocador de calor utilizando como fluido de trabalho o nanofluido al2o3/água (2015), orientado pelo prof. Dr. Adriano da Silva.

 

O presente trabalho teve como objetivo avaliar numericamente o comportamento hidrodinâmico e térmico de um trocador de calor com microcanal (TCMC) de geometria circular, utilizando como fluido de trabalho o nanofluido Al2O3/Água.

 

 

Nicolas Guerra PossebonOtimização do processo de purificação da glicerina (2017), orientado pelo prof. Dr. Cassiano Ranzan.

 

O presente trabalho tem como objetivo propor melhorias nos métodos convencionais para a purificação da glicerina bruta.

 

 

Pâmela de Medeiros Engelmann - Poluição ambiental gerada por uma unidade industrial do setor madeireiro (2014), orientada pela profª. Drª. Cristina Benincá.

 

O presente trabalho tem como objetivo principal investigar essas emissões, os rejeitos sólidos e os efluentes gerados por uma indústria do setor madeireiro que produz painéis de MDF e MDP.

 

 

Paula de Oliveira FerreiraIndicadores para avaliação da utilização de práticas da produção enxuta: estudo de caso em um setor da empresa Souza Cruz (2014), orientada pelo prof. Dr. Marcelo Silveira Badejo.

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a implementação de práticas da Produção Enxuta no setor de preparo de amostras do centro de pesquisa e desenvolvimento de produto da Souza Cruz, através da utilização de um conjunto de indicadores propostos pela literatura.

 

 

Paulo Matheus Rebello DuarteProjeto de um sistema de aquaponia para regiões urbanas do sul do Brasil (2017), orientado pelo prof. Dr. Cassiano Ranzan.

 

O presente trabalho tem como objetivo projetar uma unidade de aquaponia urbana. Para isso, foi realizada uma intensa revisão bibliográfica sobre o tema, com o intuito de projetar uma unidade aquapônica urbana para ser utilizada no sul do Brasil.

 

 

Ramiro Suárez EstevesAtividade antifúngica de extratos de spirulina sp. e alho sobre o desenvolvimento de bipolaris oryzae e pyricularia grisea (2015), orientado pela profª. Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt.

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial inibitório de compostos bioativos extraídos de Spirulina sp. LEB-18 e alho (Allium sativum L.) contra o crescimento de Bipolaris oryzae e Pyricularia grisea, durante o ciclo de produção do arroz.

 

 

Renata Fraga de OliveiraAplicação de processo oxidativo foto-fenton na descoloração de solução aquosa contendo corante alimentício azóico (2015), orientada pela profª. Drª. Cristina Benincá.

 

O presente trabalho teve como objetivo estudar a aplicabilidade do processo oxidativo foto-Fenton na degradação do corante alimentício Ponceau 4R contido em solução aquosa sintética.

 

 

Roberta Alves Branco SáUtilização do teste de condutividade elétrica para estratificar sementes de arroz (2014), orientada pela profª. Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt.

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do teste de condutividade elétrica para estratificar os níveis de vigor em sementes de arroz da cultivar Puitá.

 

 

Ronan Ribeiro Costa JuniorEstudo de diferentes processos de produção de cachaça e influência nas características físico-químicas do produto (2016), orientado pela profª. Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt.

 

O objetivo deste trabalho foi estudar um processo biotecnológico para a produção de cachaça.

 

 

Vinicius Eduardo GallegoModelo de programação matemática para a inserção de aspectos operacionais na integração energética de processos (2017), orientado pelo prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão.

 

Este trabalho se baseia em considerar aspectos operacionais na integração energética de processos, através do desenvolvimento de um modelo de programação matemática, capaz de sintetizar uma rede de trocadores de calor, economicamente viável, capaz de operar com múltiplas utilidades e em diferentes cenários de operação (flexível).

 

 

 

 

Andrieli de Souza AlvesAnálise e aplicação de ferramenta da qualidade em indústria frigorífica de carne bovina (2017), orientada pela profª. Drª. Itiara Gonçalves Veiga.

 

O objetivo desse trabalho foi analisar o processo de produção de uma indústria frigorífica da região, a fim de identificar as ferramentas da qualidade utilizadas, possíveis falhas da qualidade no procedimento de higiene e propor o uso da ferramenta ciclo PDCA para melhoria do processo de higienização da área suja e limpa da empresa.

 

 

Bruna Moura BastosEstudo da viabilidade técnica-econômica para produção de um suco de uva em pó enriquecido com resveratrol (2017), orientada pelo Colegiado de professores da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

O presente estudo avaliou a viabilidade técnica de um suco de uva em pó, enriquecido com resveratrol, obtido através do processo de liofilização e sua viabilidade econômica preliminar.

 

 

Camila Valesca Jardim RochaExtratos vegetais no controle do caruncho do feijão (acanthoscelides obtectus) (2017), orientada pela profª. Drª. Neusa Fernandes de Moura.

 

O presente trabalho avaliou a bioatividade e eficiência de extratos de plantas (Rubus sp e Solanum mauritianum) obtidos por maceração com etanol, em concentrações de 1%, 5% e 10% no controle do caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).

 

 

Cristina Dadda RolimElaboração e avaliação de hambúrguer à base de carne bovina com teor reduzido de sódio (2015), orientada pela profª. Drª. Kessiane da Silva Moraes.

 

O objetivo do trabalho foi estudar o efeito da substituição parcial do cloreto de sódio por cloreto de potássio na formulação de hambúrguer elaborado à base de carne bovina.

 

 

Greizi Lidiana dos Santos GomesDesenvolvimento de um doce tipo mandolate dietético (2017), orientada pela profª. Drª. Itiara Gonçalves Veiga.

 

Este trabalho teve como objetivo desenvolver o doce mandolate, substituindo os açúcares de sacarose e glicose por adoçantes similares, visando obter um produto que possa ser consumido por diabéticos.

 

 

Hemilim Barbosa de FragaDisponibilização de nutrientes através da fermentação em estado sólido do bagaço de cana-de-açúcar adicionado de farelo de arroz com diferentes fungos (2017), orientada pelo prof. Dr. Cristiano Schmidt.

 

O objetivo desta proposta foi empregar o bagaço de cana-de-açúcar junto com o farelo de arroz como substrato para a fermentação em estado sólido (FES) usando diferentes microrganismos GRAS (Generally Recognized As Safe).

 

 

Joelmir Grassi PresenteProdução e conservação de queijos frescos adicionados de óleos essenciais (2015), orientado pelo prof. Dr. Cristiano Schmidt.

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar a conservação e a aceitação de queijos frescos tipo Minas frescal adicionados de óleos essenciais de orégano e gengibre na sua formulação.

 

 

Juliara Oliveira SilveiraCaracterização e avaliação da qualidade do melado de cana-de-açúcar produzido na região de Santo Antônio da Patrulha-RS (2017), orientada pelo prof. Dr. Cristiano Schmidt.

 

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação da qualidade do melado de cana-de-açúcar produzido na região de Santo Antônio da Patrulha-RS, através de um levantamento de suas características físicas, físico-químicas e microbiológicas.

 

 

Luana SchmidtProdução de licores à base de cachaça e identificação do seu perfil sensorial (2014), orientada pela profª. Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt.

 

O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil sensorial e determinar a melhor formulação para os licores de banana com chocolate e maçã com canela, tendo por base alcoólica a cachaça.

 

 

Luiza MonteiroDesenvolvimento de método para determinação de resíduos de agrotóxicos em casca e polpa de tomate tipo italiano (2017), orientada pelo prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves.

 

Neste estudo, foi realizado o desenvolvimento e validação de um método para determinação multirresíduo de 8 agrotóxicos em diferentes partes do tomate, sendo elas casca e polpa, onde foram avaliados a linearidade das curvas analíticas, limite de detecção (LOD), limite de quantificação (LOQ), efeito matriz, bem como precisão e exatidão, em termos de percentual de recuperação para agrotóxicos, os quais foram analisados pelo método QuEChERS original com Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas.

 

 

Maria Francisca Croda de Araújo Avaliação de compostos bioativos presentes em suco misto de juçara e falso guaraná (2015), orientada pela profª. Drª. Neusa Fernandes de Moura.

 

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a concentração dos compostos bioativos do suco misto de juçara e falso guaraná, após processo de pasteurização e durante o armazenamento sob refrigeração e congelamento

 

 

Morgana Andrade dos SantosElaboração e avaliação da estabilidade do caldo de cana pasteurizado e refrigerado (2014), orientada pela profª. Drª. Kessiane da Silva Moraes.

 

O presente trabalho teve como objetivo estudar o processamento do caldo de cana produzido no município de Santo Antônio da Patrulha, para aumentar a vida útil do produto a partir da aplicação das Boas Práticas de Fabricação e do tratamento térmico brando com intuito de não descaracterizar a bebida quanto à aparência e sabor característico.

 

 

Nara Lúcia dos SantosParametrização das condições de obtenção dos extratos de matrizes vegetais para utilização como aditivo em alimentos (2017), orientada pelo prof. Dr. Toni Jefferson Lopes.

 

Este trabalho objetivou estudar diferentes processos de extração de pigmentos naturais. Os extratos estudados foram obtidos de duas matrizes vegetais (Espinafre e Casca de Limão Bergamota), através de três métodos diferentes: extração com água destilada aquecida, extração em meio alcoólico e extração em meio ácido.

 

 

Nicolas SchmidtAdsorção do verde brilhante utilizando adsorventes obtidos a partir de resíduos agroindustriais oriundos das empresas do município de Santo Antônio da Patrulha (2016), orientado pelo prof. Dr. Toni Jefferson Lopes.

 

Este trabalho tem por finalidade desenvolver adsorventes alternativos a partir de resíduos agroindustriais para a remoção de poluentes em meio aquoso. Neste estudo foram utilizadas cascas de arroz e de ovo como precursores para a obtenção de adsorventes, para posterior remoção de poluentes hídricos como o corante verde brilhante.

 

 

Sacha Killes Cachoeira RodriguesAvaliação da eficiência do programa de boas práticas de fabricação em um frigorífico de suínos e proposta de implantação de sistema de análises de perigos e pontos críticos de controle na produção de linguiça de carne suína (salsichão) (2017), orientada pela profª. Drª. Francine Antelo.

 

Este trabalho verificou a aplicabilidade das ferramentas da qualidade em um frigorífico e fábrica de embutidos de carne suína, avaliando a eficiência do emprego das Boas Práticas de Fabricação (BPF) através de uma lista de verificação e apresentou diretrizes para o desenvolvimento e implantação de um modelo de sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle com base nos sete princípios do sistema.

 

 

Sara Silvane de Fraga SilvaExtração e secagem do biocorante do fruto da palmeira juçara (euterpe edulis martius) (2016), orientada pela profª. Drª. Neusa Fernandes de Moura.

 

Para obtenção do biocorante foram utilizados os frutos e a polpa processada da palmeira juçara obtidos da industria Açai dos Sinos. Foram avaliados os parâmetros de matéria-prima (fruto e polpa), extração (alcoolica e aquosa) e secagem (liofilização e estufa) no biocorante.

 

 

Suélen Cristiane dos SantosVerificação da aplicação das boas práticas de fabricação e análise de perigo e pontos críticos de controle no processo produtivo de rapadura de melado (2016), orientada pela profª. Drª. Francine Antelo.

 

Este trabalho teve por finalidade a análise do processo produtivo de rapadura de melado, evidenciando a importância do emprego das ferramentas de gestão da qualidade no decorrer do processo e buscando propiciar instrução e orientação aos trabalhadores a respeito da importância das Boas Práticas de Higiene e Fabricação durante esse processamento.

 

 

 

 

Jéssica SoaresPráticas docentes que podem contribuir para a inserção de alunos com síndrome de Asperger: uma abordagem inclusiva para o ensino de química (2017), orientada pelo prof. Dr. Marcelo de Godoi.

 

Com este trabalho pretende-se propor metodologias de ensino que facilitem o processo de ensino e aprendizagem em química, observando aspectos peculiares que promovam a inclusão destes alunos, portadores da Síndrome de Asperger, em escolas regulares.

 

 

Jorge Mauro da Silva JúniorUtilizando experimentos físicos através da metodologia de resolução de problemas para aprender matemática (2017), orientado pelo prof. Dr. Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de uma experiência prática realizada com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Santo Antônio da Patrulha/RS.

 

 

Maura Luise Bruckchem PeixotoExperimentação multissensorial para o ensino de ciências: oficinas aplicadas a alunos videntes e deficientes visuais no nono ano do ensino fundamental (2017), orientada pela profª. Drª. Patrícia Ignácio.

 

O objetivo do presente trabalho foi elaborar oficinas para o ensino de Ciências, tratando de conceitos físicos e químicos, voltados a alunos de nono ano do Ensino Fundamental, aplicável a turmas compostas por videntes e deficientes visuais. Utilizando, para tal, recursos multissensoriais que visam uma maior promoção de construção de conhecimento autônomo e participativo.