O curso de Licenciatura em Ciências Exatas busca formar um profissional com sólidos conhecimentos nas áreas de Matemática, Física e Química, imbuído de uma atitude investigativa não somente em relação à sua prática pedagógica, mas também em sua vida cotidiana. Ao longo do curso, o licenciando deverá desenvolver uma profunda capacidade de reflexão sobre o papel das ciências e das tecnologias, bem como de seus impactos sobre a educação e a sociedade.
O curso se destaca por possuir três diferentes ênfases – Matemática, Física e Química – a ser definida pelo estudante ao início do 3º semestre. Apresenta também como diferencial um núcleo de disciplinas que tem como objetivo integrar as diversas áreas do saber, formando cientistas educadores a partir de uma visão verdadeiramente multidisciplinar no que se refere às práticas escolares e sociais.
Perfil do candidato
- Interesse pela ciência em uma das seguintes áreas: Física, Matemática ou Química.
- Curiosidade científica e criatividade.
- Disposição para o trabalho em equipe.
- Motivação para desafios relacionados com a investigação científica.
- Capacidade de desenvolver trabalhos metódicos e que envolvam concentração e organização.
- Possuir interesse pela docência.
Interesse em desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às práticas de ensino e de aprendizagem das ciências.
Competências e habilidades do licenciado em Ciências Exatas
- Conhecer os princípios básicos – da Matemática, Física e Química – e comuns entre as ênfases do curso.
- Compreender a importância da formação continuada e fazer de sua prática pedagógica também fonte de produção de conhecimento.
- Dominar recursos tecnológicos que contribuam com as práticas de ensino e de aprendizagem de ciências relativos à sua ênfase.
- Reconhecer a relação entre as diversas disciplinas das Ciências Exatas com as demais áreas do saber.
- Apresentar uma postura ética em sua atuação profissional, bem como em suas relações interpessoais.
- Contribuir para os processos de ensino e aprendizagem da ciência específica de sua ênfase, sabendo explorar sua forma teórica, experimental, computacional e aplicada.
- Possuir a capacidade de elaborar e desenvolver projetos didáticos e de pesquisa.
- Possuir o potencial de inovar e de improvisar frente aos desafios que envolvem a docência na Educação Básica e Superior.