por Claudia Laguna

70 trabalhos foram apresentados por estudantes da educação básica

Cerca de mil pessoas prestigiaram a XV Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (MCCSAP), ocorrida na manhã do último sábado, 21, na Unidade Bom Princípio do campus FURG-SAP. Foram 70 trabalhos apresentados por estudantes da educação básica de escolas municipais e estaduais da cidade.

Na cerimônia de abertura estavam presentes o coordenador da Mostra, professor Charles dos Santos Guidotti, a Secretária municipal de Educação, Josélia Maria Lorence Fraga, a vice-diretora do campus FURG-SAP, Darlene Webler, o vereador André Selistre, representando a Câmara de Vereadores, o Vice-Prefeito, Marcelo Gaúcho, o Prefeito, Rodrigo Massulo, e a Patrona do evento, Márcia Victória Silveira.

Para Guidotti, “a XV MCCSAP foi um grande sucesso, com uma qualidade excepcional dos trabalhos apresentados. Foram 70 projetos contemplando inúmeras temáticas, demonstrando criatividade e o comprometimento e dedicação dos professores e estudantes da Educação Básica. Além disso, a satisfação de receber a comunidade patrulhense em nosso campus foi imensa. Desta forma, encerramos as atividades do projeto de extensão em 2023 que tiveram início em março, com a certeza de que deixamos uma marca significativa em nossa comunidade e reforçamos nosso compromisso com a promoção da ciência e da educação”.

A Mostra é um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria Municipal de Educação.

“Realizar a XV Mostra de Ciências e Conhecimento foi de uma emoção imensa”, afirma Josélia. “Estive desde a primeira edição e todas tem um significado especial. Contudo, nesta edição realizada no novo Campus da FURG foi emocionante. Receber as famílias e os estudantes e seus professores orientadores com pesquisas muito qualificadas no espaço onde desejamos que um dia possam estar como estudantes universitários foi a realização de um sonho. Fez tudo valer a pena! A Secretaria Municipal da Educação acredita muito na Mostra e valoriza muito a parceria neste evento com a Universidade. Ter a FURG como instituição mentora de pesquisas e projetos da Educação Básica é a certeza de que estamos construindo aos estudantes as melhores oportunidades de uma Educação de qualidade”, completa a secretária.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi a homenagem ao professor Manoel Leonardo Martins, estimado docente do campus, falecido no ano de 2022. Guidotti fez a entrega de uma placa à esposa e filhas do docente, simbolizando o profundo respeito e gratidão pelo trabalho realizado por ele na FURG. Também foi lido um texto em tributo ao professor, emocionando a todos os presentes que lembraram da grande contribuição e legado que ele deixou à ciência.

PREMIAÇÃO

O grupo de avaliadores, formado por alunos e docentes da FURG-SAP, tiveram a difícil tarefa de escolher os trabalhos destaques que, segundo eles, tinham um nível altíssimo de qualidade. Ao final da Mostra foram premiados os projetos que mais se destacaram em cada categoria:

-Trabalho Destaque Categoria 1 – Educação Infantil

Aquecimento Global – Juntos por um planeta Sustentável da EMEI Pequeno Aprendiz

-Trabalho Destaque Categoria 2 – Alfabetização

Agrotóxicos – Mocinho ou Vilão? – EMEF Santa Inês

-Trabalho Destaque Categoria 3 – Ciclo Pós- alfabetização

O que é Imbiruçu? – EMEF Doze de Outubro

-Trabalho Destaque Categoria 4 – Ensino Fundamental Anos finais

Depressão durante a gestação – EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho

-Trabalho Destaque Categoria 5 – Ensino Médio

Inteligência Emocional – EEEM Patrulhense

Também foram escolhidas três alunas que se destacaram em suas apresentações e ganharam bolsas de iniciação científica júnior da FURG. As alunas Ana Laura dos Santos (EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho e Nicole Gonçalves Nunes (EEEM Patrulhense), receberam o Prêmio Professor Manoel Leonardo Martins, das mãos das filhas do falecido docente, Júlia e Lívia Martins. Já a aluna Joice Krech (EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho) recebeu o Prêmio Márcia Victória Silveira, das mãos da patrona da Mostra.

 

Notícias do Campus