por Claudia Laguna

Acolhida Cidadã traz programação na 1ª semana de março e atividades esporádicas durante o mês

As aulas do primeiro semestre letivo da Universidade Federal do Rio Grande no campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP) iniciaram na última segunda-feira, 4 de março, nas Unidades Bom Princípio e Cidade Alta, com extensa programação que segue até o final do mês, denominada Acolhida Cidadã.

Calouros e veteranos foram recepcionados nos três turnos, pelos alunos da Associação Atlética Acadêmica FURG SAP (AAAFS) e pelos “Petianos” do Programa de Educação Tutorial (PET), que fizeram a tradicional pintura de acolhida nos estudantes.

Em outro momento, os novos alunos assistiram a uma palestra sobre “O que é ser engenheiro?”, apresentada pelo egresso Calebe Hebrom Livistom da Silva, Engenheiro Agroindustrial Agroquímico.

Os servidores também tiveram uma programação especial de boas-vindas ao novo semestre letivo, com um encontro descontraído, conduzido pela diretora em exercício, Darlene Webler.

Na terça-feira os coordenadores dos cursos tiveram seus momentos para tirar as dúvidas dos recém chegados em espaços reservados especialmente para esta atividade.

No dia 6, quarta-feira, foi o dia do Núcleo da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis de SAP (Prae-SAP) falar aos calouros sobre suas funções, auxílios oferecidos e demais serviços que os estudantes podem contar dentro do campus.

As atividades da Acolhida Cidadã 2024 seguem até o dia 8 de março, quando haverá uma programação especial no Dia Internacional da Mulher. A partir dás 10h30min o campus receberá a fotógrafa e podcaster, Ane Ramos, que também é militante das causas das mulheres para uma da roda de mate e conversa. O evento será no saguão da UBP, e levantará pautas como os direitos das mulheres, luta, empoderamento e feminismo. Uma programação que também compõe a Agenda Cultural do Março Lilás.

Para a tarde e à noite do mesmo dia também são esperadas convidadas ainda não confirmadas que também tratarão sobre o tema mulher, violência doméstica, luta e liberdade.

Na semana seguinte, dia 13, quarta-feira, a comunidade acadêmica se reúne para confraternizar em um entrevero que será servido em dois horários, no almoço e na janta, após as aulas da manhã e antes das aulas da noite, no Ponto de Convívio da Unidade Bom Princípio.

Encerrando a programação, o Clube de Leitura Patrulhense, em parceria com a FURG-SAP, se encontrarão para discutir o livro “A ciranda das mulheres sábias: Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem” da autora Clarissa Pinkola Estés. A atividade acontece no saguão da Unidade Bom Princípio no dia 25 de março, às 19h e é aberto a toda a comunidade patrulhense.

 

Notícias do Campus